BIOGRAFIA

Otoniel Carlos de Lima é natural de São Paulo, tem 46 anos, casado há 23 anos com Vanusa Lima, e pai de Esther Caroline Lima e está na política há mais de 17 anos.

Em sua juventude, iniciou sua carreira militar, e desde 1992 é militar da reserva, onde surgiu o interesse em lutar pela segurança pública.

Decidiu então ingressar na carreira política, e no ano 2000 foi eleito vereador em Limeira, onde exerceu seu mandato por 6 anos. Em 2006 candidatou-se e foi eleito Deputado Estadual e mais tarde, em 2010 ocupou sua cadeira na Câmara Federal em Brasília, como Deputado Federal, carregando consigo as bandeiras da Segurança Pública e combate à corrupção. 

Filiado e atualmente presidente municipal do Partido Republicano Brasileiro (PRB), foi eleito como vereador na cidade de Ribeirão Preto com 3.506 votos em 2016.

Além da carreira política e militar, Otoniel Lima é bacharel em Teologia, Jornalismo, Radialismo e Gestão Pública. Também tem formação técnica pela FATEC em Gestão Contábil, Auditoria e Controladoria, além de exercer a função de Relações Públicas da Polícia Federal.

Em sua atuação como parlamentar em Ribeirão Preto, ele ocupa atualmente a cadeira de Primeiro Secretário da Mesa Diretora, e já nas primeiras semanas do 1º ano de legislatura, instalou a CPI do Anexo, para investigar possíveis irregularidades e mal uso do dinheiro público na construção do prédio anexo à Câmara, cujas obras iniciaram em 2016, e não foram concluídas, além de já terem sido pagos 95% do valor total. Além disso, o vereador como parte da Mesa diretora, tem auxiliado a resgatar a imagem da Câmara Municipal, manchada por diversos escândalos que vieram à tona em 2017, através de medidas de transparência, corte de gastos e economia.

Principais atuações

  • Segurança Pública, Saúde e Combate À Corrupção
  • Autor da PEC 361 - que prevê autonomia à Policia Federal, nos moldes do FBI
  • Pioneiro na luta para arquivamento da PEC 37 - que previa a retirada do poder de investigação do Ministério Público, (que além de aumentar a impunidade, enfraquece o combate à corrupção)
  • Destinou mais de R$ 1 milhão em Emendas Parlamentares para obras nos municípios de SP, para Hospitais e Segurança Pública.
  • Apoio à campanhas de conscientização contra o perigo de dirigir sob efeito de álcool, junto à Polícia Rodoviária
  • Autor da Cartilha do Trabalhador
  • Participação ativa nas comissões de Justiça, Segurança Pública, Defesa do Consumidor, Direitos Humanos, entre outras.
  • Presidente da CPI do Anexo21’

Premiações:

  1. AO MÉRITO -  Do Ministério do Exército -  39º Batalhão de Infantaria Motorizado – pela excelente atividade e modelar comportamento no desempenho dos cargos que lhe foram atribuídos durante o Serviço Militar.
  2. DESTAQUE PERSONALIDADE POLÍTICA – PRÊMIO DR. ULYSSES GUIMARÃES – da Ordem dos Parlamentares do Brasil – 2008, 2009, e 2011
  3. CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO – Do Deputado Federal Capitão Augusto – por ter sido militar e eleito VEREADOR/2016
  4. MEDALHA COMEMORATIVA DO CENTENÁRIO DO 7º GRUPAMENTO DE BOMBEIROS – pelos relevantes serviços prestados à corporação
  5. PREMIO PERSONALIDADE NACIONAL ESPECIAL – Da A.N.P.V
  6. MEDALHA CÍVICA OLAVO BILAC – DEPUTADO FEDERAL COMENDADOR
  7. DIPLOMA DE AMIGO – Pela ABFIP ONU – em reconhecimento ao apoio à instituição
  8. PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO – MELHOR PARLAMENTAR NA CATEGORIA DEFESA DA SEGURIDADE SOCIAL E DOS SERVIDORES POLÍTICOS – através de votação pela internet – 2013
  9. PRÊMIO CONGRESSO EM FOCO – MELHOR PARLAMENTAR NA CATEGORIA COMBATE AO CRIME ORGANIZADO – através de votação pela internet - 2013
  10. MEDALHA DE ETERNO GUERREIRO – pela Associação dos Policiais Militares Portadores de Deficiência Fisica
  11. PRÊMIO ANPV – 2010
  12. HOMENAGEM PELA GUARDA CIVIL MUNICIPAL DE ITARARÉ – SP – pelo brilhante trabalho em prol da GCM
  13. MEDALHA ULYSSES GUIMARÃES
  14. CERTIFICADO DE RECONHECIMENTO DA FENAPEF –  em comemoração ao Dia do Policial
  15. CRUZ DO MÉRITO FILOSÓFICO E CULTURAL – pela Sociedade Brasileira de Filosofia, Literatura e Ensino
  16. NOMEAÇÃO DE “CONSELHEIRO” DA CÂMARA BRASILEIRA DE CULTURA
  17. MEDALHA DE RECONHECIMENTO  DE CAVALEIRO DE PIRATININGA – pela Câmara Brasileira de Cultura
  18. CRUZ DE RECONHECIMENTO SOCIAL E CULTURAL – DIPLOMA DE GRAU GRÃO-COLAR – pela Câmara Brasileira de Cultura
  19. TÍTULO DE HONRA AO MÉRITO PARLAMENTAR DA SAÚDE – Pela Fundação Amaral Carvalho, em reconhecimento ao relevante apoio ao hospital Amaral Carvalho, o Hospital do Câncer de Barretos.
  20. TÍTULO DE CAVALEIRO OFICIAL – Pela Ordem Real Soberana Militar e Hospitalar de São João de Jerusalém Cavaleiros de Malta
  21. TÍTULO DE COMENDADOR – Pela Câmara Brasileira de Cultura

 

CONTATO

 Gabinete 5 - Câmara Municipal de Ribeirão Preto - Av. Jerônimo Gonçalves, 1200   Centro - Ribeirão Preto - SP
 (16) 3607-4022  (16) 98112-3900
 vereador.otoniellima@gmail.com

REDES SOCIAIS